Blue logo written in white helpsaude

Gota

Informações completas, sintomas e tratamentos sobre Gota. Consulte especialistas qualificados em Homeopatia, Reumatologia.

O que é gota?
Gota é uma doença reumática devido à deposição de ácido úrico nas articulações. É caracterizada por inchaço das articulações com dor severa. A pele da região é vermelha e muito sensível ao toque.
É mais comum em homens que em mulheres. Prevalece entre as idades de 40 e 60. É uma doença conhecida desde os tempos antigos e também era conhecida como a doença da riqueza, porque ela está associada com obesidade e inatividade física.
Qual é a causa da gota?
Esta doença é causada por níveis elevados de ácido úrico no sangue e sua subseqüente deposição nas articulações. O ácido úrico é um resíduo que normalmente é expelido na urina. Deve-se notar que nem todas as pessoas com ácido úrico elevado no sangue vai ter ataques de gota. Como a doença é?
Existem duas formas conhecidas de gota:
Gota primária
É o mais comum, ocorrendo porque o corpo produz mais ácido úrico ou porque é eliminado um pequeno número. Pode ser herdado. Gota secundária
É devido a outras doenças ou consumo de certas drogas que diminuem a sua remoção pelos rins (diuréticos, salicilatos, incluindo a aspirina). Quais são os sinais e sintomas?

O período inicial é caracterizado por níveis elevados de ácido úrico ou hiperuricemia assintomática. Mais frequentemente do que nas pessoas que sofrem não de gota.

A primeira articulação do dedo do pé é geralmente a mais afetada e é chamado de "gota". É caracterizada por dor intensa, inchaço e vermelhidão com o calor. O ataque agudo geralmente dura uma semana sem tratamento. O ataque pode ser isolado, mas em geral há recurso.

Nem sempre a inflamação do dedo do pé é devido a um ataque de gota.

SE esta doença não for tratada a tempo, o ácido úrico pode ser depositado também na pele em depósitos na forma de "tofos" nódulos que são freqüentemente encontrados nas orelhas e nos cotovelos. Às vezes, eles podem romper e ir para fora um material esbranquiçado que é ácido úrico. Também pode ser depositada nos rins e formar pedras nos rins. Quais são os fatores de risco? Ataques de Gota estão relacionados a fatores como:

O consumo de álcool. É muito importante saber que um dos fatores mais prejudiciais é o consumo de cerveja, incluindo cerveja sem álcool. Obesidade A história familiar da doença Alimentos que têm um alto teor de proteína ou purinas (porque eles quebram em ácido úrico), como carnes, carne de caça, sardinha e do marisco. Diabetes Grande cirurgia ou trauma importante Renal Doenças de pele como psoríase.
Dicas importantes para evitar a gota Evitar o consumo de álcool Perder peso Beber líquidos em abundância. É aconselhável beber 3 litros de água por dia para ajudar a lavar o ácido úrico na urina e impedir a formação de pedras nos rins. Os ataques de gota e cólica renal são freqüentes no verão, devido à perda de água através do suor, por isso aumente a ingestão de líquidos durante os períodos quentes. Evite alimentos ricos em proteínas e purinas.

Como o médico faz o diagnóstico de gota?
O diagnóstico geralmente é feito pela observação dos sintomas.

A análise dos níveis de ácido úrico no sangue tende a ajudar, e radiografias das articulações afectadas.

A confirmação é feita com a observação microscópica de cristais de ácido úrico no conteúdo líquido da articulação. Evolução

A maioria das pessoas sofrem recaídas. O segundo ataque pode ocorrer após vários anos e, posteriormente, vão se tornando mais freqüentes, duram mais e afetam mais as articulações.

A doença não tratada pode estar associada com pedras nos rins e cólica renal, assim como a hipertensão renal. O tratamento dos sintomas iniciais geralmente controla a doença. Como é tratada?
Na ausência de gota ou ácido úrico nos rins pedras, hiperuricemia é assintomática e não requer tratamento.

Tratamento para a gota pode ser dividida nos seguintes pontos: O controle da crise aguda

Eles usam não-esteróides anti-inflamatórios (exceto salicilatos, incluindo a aspirina), que são muito eficazes na remoção da dor e inflamação. Colchicina também comumente usado, o que também reduz o número e a intensidade dos ataques.
Controle dos níveis elevados de ácido úrico
As drogas usadas são alopurinol e medicamentos que ajudam a eliminar o ácido úrico na urina (uricosúricos). Estes tratamentos são geralmente mais longos, às vezes para a vida, como com hipertensão ou diabetes.
É importante perceber que você deve mudar a dieta, perder peso, beber muito líquido e evitar álcool. Prognóstico
A grande maioria das pessoas com gota e hiperuricemia não sofrem não precisam tomar qualquer medicamento para tratá-la. No entanto, devemos lembrar que com o tratamento adequado a doença é curável.
Finalmente, devemos lembrar que o objetivo do tratamento é controlar a crise aguda e prevenir a cronicidade da doença e suas complicações. Associações espanholas Espanhol Reumatologia League (Lire) Sociedade Espanhola de Reumatologia (SER)

Especialistas em Gota

Encontre os melhores especialistas para tratar Gota nas seguintes áreas: